[Livro vs Filme] 'Uma Longa Jornada' de Nicholas Sparks

20:05

Os livros de Nicholas Sparks são referência no gênero do romance, pois abordam várias nuances e casais com personalidades e vidas diferentes. A maioria de suas histórias já foi adaptada para o cinema, como é o caso de Uma Longa Jornada. Como é comum nesse ramo, dificilmente os filmes seguem à risca o enredo do livro, o que gera algumas diferenças na história. Tais diferenças podem ou não ser sutis, mas em alguns casos provocam uma mudança imensa na história.

No caso desse filme, as mudanças que ocorreram foram justificáveis e não prejudicaram a mensagem ou os momentos finais. Ainda assim acho importante ressaltar quais foram os pontos positivos do livro e do filme, e destacar as principais mudanças entre eles. 

!SPOILER ALERT!

Antes de mais nada, para que vocês entendam um pouco a história, preciso contar alguns detalhes. Uma Longa Jornada conta duas histórias: a primeira é a de Ira, um cara de 90 e poucos anos que se acidentou e enquanto espera o resgate, revive os maravilhosos anos de seu casamento com Ruth. Juntamente com ele, nós voltamos para o passado, descobrimos como eles se conheceram e como foi a vida de ambos juntos. A segunda história é a de Sophia e Luke: ela é estudante de História da Arte, mora na Casa da Irmandade e terminou recentemente o namoro com Brian, que a traía. Sophia está perto de terminar a faculdade e está a espera de uma oportunidade de emprego em um museu. Do outro lado temos Luke que é um peão de touros que está voltando a ativa, desde que se acidentou um ano antes. O destino de Sophia e Luke se cruzam e, posteriormente, com o de Ira















Enquanto no livro iniciamos conhecendo a história de Ira, no filme nós vemos Luke montando há um ano atrás, no dia que foi pisoteado pelo touro e sofreu grandes problemas. Essa é uma mudança sutil e extremamente aceitável, já que é importante sabermos o que aconteceu no passado do Luke. Outra mudança que se enquadra na mesma categoria é o fato de Ira ser encontrado logo no início do filme: ao meu ver, essa foi uma das únicas maneiras de vermos o passado dele com Ruth e conhecer a história dos dois na telinha. No livro ele é encontrado somente no final e até ali nós conhecemos a história dele através de flashbacks que ele tem dentro do carro. 







Eu senti falta de conhecer o Brian, admito. Ele é o namorado canalha da Sophia que a traiu e, em parte, foi um dos principais motivos que levaram ela e o Luke a se conhecerem, pelo menos no livro. Além de ser a 'porta de entrada' para a conversa entre os dois, ele ainda armou uma briga contra o Luke quase no final da história. Admito que eu gostaria de ver a briga dos dois, mas infelizmente isso não aconteceu. Preciso falar também sobre a fazenda da mãe do Luke: eu esperava um destaque maior, pelo simples fato de que no livro ela é importantíssima, pois reflete muito nas decisões que ele toma.




No filme não fica explícito o fato de que Luke está montando para pagar o empréstimo da fazenda. Eles mostram a aversão da mãe dele às montarias, mas em nenhum momento mencionam o fato de que a fazenda está penhorada. Até mesmo porque no livro, quando Luke ganha toda a coleção de Ira, ele vende metade das obras para quitar o empréstimo e as dívidas da fazenda, enquanto no filme não mostram nada disso, apenas uma nova caminhonete, um museu muito chique e algumas melhorias na fazenda. Para mim essa era uma parte muito importante da história que deveria ter sido mostrada.



Por fim, houve outras mudanças mais sutis como a alteração do nome do touro que derrotou Luke e a quantidade de tempo desde a morte de Daniel. Por falar nele, no filme eles também alteraram seu sobrenome e a data de sua morte, que no livro nunca foi especificada. Ah, queria dizer que eu adoro essa história e que ela vale a pena ser lida! ❤ Agora eu quero saber: tu já leu ou assistiu o filme?

// enjoy it

Talvez tu curta!

4 comentários

  1. Olá Bianca (cheguei e gostei muito do seu blog!)

    Confesso que já ouvi falar nesse livro mas nunca tinha pesquisado sobre ele, o jeito que você descreveu a história do livro me deixou completamente apaixonada ♥ Vou comprar esse livro o mais rápido possível!
    Nicholas Sparks é muito conhecido por ter escrito o livro Querido John e outros.
    Algo que me deixa um tanto triste é quando não colocam as partes mais cativantes do livro no filme, ó coisa!

    Muito bom esse post! Sucesso!
    • * •

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ah que linda, fico muito feliz de saber que gostou! <3
      Compra sim, as histórias do Nicholas são muito lindas e essa então... sem palavras.
      Pois é, existem partes que realmente deveriam estar na telinha, mas fazer o que, né?

      Obrigada pela visita, beijos!

      Excluir
  2. Olá!!
    Vi apenas ao filme mas adorei e fiquei morrendo de vontade de ler o livro! Parabéns pelo post <3.
    Adorei o blog!!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, essa história é muito linda! A leitura é ainda mais emocionante.
      Obrigada, beijo <3

      Excluir