[Resenha] 'Magisterium: O Desafio de Ferro' de Holly Black e Cassandra Clare

23:04


O mundo fantástico me encanta e isso tem sido intensificado pelos livros que eu encontro. O livro tema da resenha de hoje tem como principal atribuição algo que eu adoro: magia. Mas não é uma magia como a dos filmes de Harry Potter, onde somos introduzidos a varinhas, vassouras que voam e feitiços lançados por meio de palavras ou com a força da mente; em Magisterium: O Desafio de Ferro nós conhecemos a magia dos elementos, onde é preciso dominar pelo menos um para ser um mago de sucesso. Magisterium é uma saga composta por cinco livros, sendo que três deles já foram lançados mundialmente. O quarto está previsto para ser lançado em outubro de 2017. Desafio de Ferro é o primeiro deles, sendo seguido por A Luva de Cobre (cuja resenha tu pode conferir aqui), A Chave de Bronze e A Máscara de Prata.

FICHA TÉCNICA


Título: O Desafio de Ferro
Título Original: The Iron Trial
Autor(a): Cassandra Clare & Holly Black
Editora: Novo Conceito, publicado pelo selo #irado
ISBN: 978.85.8163.557-6
Gênero: Fantasia, Ficção
Ano: 2014
Nº de Páginas: 381
Sinopse: "A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Durante toda a sua vida, Call foi alertado pelo pai para ficar longe da magia. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... e falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. O Desafio de Ferro é apenas o começo. A maior das provas ainda está por vir..."

Callum Hunt é um menino de 11/12 anos que vive com seu pai desde que sua mãe morreu no Massacre Gelado, um dos principais acontecimentos que marcou e finalizou a guerra entre os magos e o Inimigo do Caos. Foi nesse acontecimento que Callum machucou sua perna que não pôde ser "consertada" por nenhum procedimento desde então. Ele consegue andar, mas acaba mancando muito e por isso não consegue fazer grande parte das atividades físicas. Seu pai é averso a todo tipo de magia e o instrui a reprovar no Desafio de Ferro

O Desafio de Ferro é um teste onde todos os jovens aspirantes a mago participam e realizam um tipo de prova para comprovar se realmente possuem o dom da magia; os aprovados, ou seja, selecionadas pelos mestres - magos altamente qualificados que dominam pelo menos um elemento e ensinam aos jovens tudo que precisam saber para que possam controlar os seus poderes - são enviados ao Magisterium, uma escola subterrânea de magia. Mesmo com todas as instruções de seu pai e as tentativas de falhar, Callum acaba sendo selecionado pelo Mestre Rufus - um dos principais e mais desejados pelos jovens magos.


Logo no desafio Callum conhece seus futuros melhores amigos: Tamara e Aaron. Juntos eles desbravam os mistérios da escola, fazem amizade com um elemental e descobrem mais sobre o passado do Inimigo do Caos e seu irmão. Os três melhores amigos ganham um companheiro: um lobo domingado pelo caos - um dos elementos - que é adotado por Call e ganha o nome de Devastação. Também conhecemos Jasper, um jovem mago que inicialmente possui problemas com Call, mas que aos poucos vai ganhando uma participação maior na história, deixando claro que será uma parte essencial nos demais livros.

Não deixe de conferir também a resenha do segundo livro de Magisterium: A Luva de Cobre.

As duas escritoras nos levam a trilhar um caminho de incertezas e muitas teorias sobre a relação do personagem principal com o vilão da história. A história é envolvente e com ótimas reviravoltas, daquelas que nos deixa com gostinho de quero mais. O final é de tirar o fôlego; em determinados momentos precisei fechar o livro, respirar, contar até 3 e ler de novo para conseguir assimilar e me recuperar do choque dos acontecimentos. As páginas finais deixam aberturas para o segundo livro, de modo a fazer com que o leitor fique ansioso e especulando sobre as atitudes que serão tomadas em relação ao futuro de Callum e seus amigos.


Magisterium é uma saga e tanto para quem gosta de magia, podendo ser lida por pessoas de todas as idades. A leitura é gostosa, não são muitas páginas (o primeiro até agora é o maior, depois diminui ainda mais) e para completar há algumas ilustrações no início de cada capítulo!


Compre o seu: Saraiva | Submarino  

// enjoy it

Talvez tu curta!

0 comentários