James Dashner - o criador de Maze Runner

16:48

Dando início à uma nova categoria aqui no blog voltada para autores e escritores, falaremos sobre James Dashner. Para quem não está reconhecendo o nome de nenhum lugar, ele é o criador da saga Maze Runner que está sendo adaptada para os cinemas e já ganhou muitos fãs ao redor do mundo. O autor também já escreveu outros livros e recentemente terminou uma nova trilogia. Como eu acabei de ler o primeiro livro de Maze Runner pensei: "por que não explorar mais sobre o autor, mostrar todas as suas obras e talvez despertar o interesse de outras pessoas?", e cá estou eu. 

VIDA PESSOAL

James Smith Dashner nasceu em 26 de novembro de 1972, tem 44 anos e é conhecido pelo seus principais trabalhos: Maze Runner e 13ª Realidade. Ele é americano, autor de diversos livros de fantasia para crianças e adultos, tendo como foco a ficção especulativa. Ele nem sempre foi escritor, mas sim um contador. Acredite se quiser, mas James se especializou em Contabilidade na Universidade de Brigham Young, na cidade de Utah.



Trabalhou com o ramo financeiro durante um tempo, até que descobriu seu amor pela escrita e resolveu nos abençoar com as suas histórias, rs. Seus livros começaram a ser publicados em 2003, mas isso é assunto pro próximo tópico. Segundo o nosso amigo wiki, James tem uma esposa - Lynette Anderson - e quatro filhos que vivem com ele em Rocky Mountains.

LIVROS




Tudo começou em 2003 com a publicação do primeiro livro da série Jimmy Fincher que contou com 4 publicações. O primeiro livro chama-se A Door in the Woods, seguido de A Gift of Ice e The Tower of Air, ambos lançados em 2004. O último livro saiu em 2005: War of the Black Curtain. Não conheço a saga e acredito que vocês também não, mas pelo que pude ler o primeiro livro conta a história de um menino que encontra uma porta no meio da floresta (ava, sério memo?) e fica intrigado com ela. 


Em 2008 James voltou a ativa com a publicação do primeiro livro da saga 13th Reality - ou 13ª Realidade -, voltada novamente para o público infanto-juvenil. O primeiro livro foi o único a ser trazido para o Brasil sob o título de O Diário das Cartas Curiosas. Nos anos seguintes James deu sequência à saga, publicando The Hunt for Dark Infinity em 2009, The Blade of Shattered Hope em 2010 e The Void of Mist and Thunder em 2012.



No mesmo ano ele escreveu o volume 1 da saga Infinity Ring, chamado de A Mutiny in Time (Um Motim no Tempo) e depois, em 2014, escreveu o volume 7 da mesma saga, chamado The Iron Empire que pode ser comprado no Brasil, mas não em Português.



Dando continuidade à sua carreira, em 2013 ele publicou o primeiro livro da trilogia A Doutrina da Morte, intitulado O Jogo Infinito. Nessa trilogia James aborda um mundo avançado, repleto de tecnologia, máquinas e invenções. Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas pelo que pesquisei na interneta, parece ser uma coisa bem futurística. Ele deu sequência em 2014 publicando Regras do Jogo e no ano passado lançou o último livro: A Última Fase. Sentiu falta de alguma coisa? Calma, eu criei um tópico específico para falar sobre o maior sucesso do autor. 

THE MAZE RUNNER

A saga começa com o livro Correr ou Morrer, onde conhecemos Thomas e um bando de moleque preso em um labirinto. Eles perderam a memória, só sabem o próprio nome e aprenderam a conviver em uma hierarquia, todos colaborando e ajudando. Não vou falar muito porque isso aqui não é uma resenha, mas basicamente eles estão vivendo em um mundo pós-apocalíptico e, pelo que parece, são os únicos imunes a um vírus - mas eles não sabem disso ainda. Os dois primeiros livros já foram adaptados para o cinema e o terceiro está sendo gravado, com previsão de ser lançado em janeiro de 2018. Falando nisso, essa é a única saga de James a ser adaptada para o cinema, por enquanto.





Eu terminei de ler o primeiro livro e aproveitei para ver o primeiro filme, assim é melhor de fazer as comparações e perceber o que não foi adaptado, qual cena ficou faltando, entre outros. A sequência se chama Prova de Fogo e logo depois vem A Cura Mortal. Em Ordem de Extermínio ele conta o que aconteceu, como que a Terra ficou daquele jeito. Depois, em Arquivos, nós temos acesso a e-mails confidenciais de uma organização e até à parte das memórias de alguns Clareanos. No último livro, O Código da Febre, ele conta como que a organização surgiu e dá várias respostas importantes aos fãs, inclusive se o CRUEL é bom ou não. (Leitores da saga entenderão).

JAMES NAS REDES

James é um autor bem ativo nas redes sociais. Ele mesmo já disse em uma entrevista que adora a tecnologia. Tu pode acompanhar todos os novos lançamentos, descobrir mais sobre todos os seus livros e ainda conferir a data em que o autor estará em diversas cidades pelo mundo e, talvez um dia, aqui no Brasil, diretamente pelo seu site oficial

Ele também está no facebook, no twitter e no instagram.

// enjoy it

Talvez tu curta!

2 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar sobre o James, mas gostei dos livros que ele escreve, vou procurar aqui aonde eu moro!
    Um beijo grande e muito GORDO
    thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura sim e depois me diz o que achou, tá bom? Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir